Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Fazer cliente perder tempo tentando cancelar plano gera danos morais, diz juiz

Publicado por Alô Consumidor
há 3 anos


Fazer o consumidor perder tempo para solucionar problemas causados pela má prestação de um serviço contratado gera o dever de indenizar. O entendimento é do juiz Joel Birello Mandelli, da 6ª Vara Cível de Santos (SP).

O magistrado ordenou que a Claro indenize em R$ 5 mil por danos morais um homem que pediu o cancelamento de seu plano, mas seguiu sendo cobrado. A decisao é de 31 de março deste ano.

"Foram mais de 20 reclamações, sem êxito. Não se verificou empenho da requerida na composição extrajudicial do impasse. Tal postura faz com que o consumidor gaste seu tempo realizando diligências para solucionar problema a que não deu causa, ocorrendo a perda de seu tempo útil", diz a decisão.

O juiz aplicou a teoria do desvio produtivo, elaborada pelo advogado capixaba Marcos Dessaune. Segundo a tese, o desvio ocorre quando o consumidor, diante de uma situação de mau atendimento, precisa desperdiçar o seu tempo para solucionar problemas causados pelo fornecedor, deixando de executar uma atividade necessária ou por ele pretendida.

Dessaune não atuou no caso concreto, mas comentou o julgado em nota enviada à ConJur. "A decisão aplica corretamente a teoria. Minha única observação é quanto a uma nomenclatura inadequada que vem se disseminando pelo Brasil, sem que haja o correspondente respaldo científico ou doutrinário. Enquanto bem jurídico, entendo que não se deva classificar o tempo de 'útil', pois isso implicaria reconhecer que existe um tempo 'inútil' na vida humana. Penso que também não se deva denominá-lo 'livre', pois alguém poderia alegar, ainda que falaciosamente, que se trata de um tempo de 'pouca importância'", diz o advogado.


Ainda segundo ele, o tempo "é sempre 'ocupado', do ócio ao negócio". "Portanto, é mais adequado chamar esse relevante valor jurídico de 'tempo vital' ou 'existencial' , como o denomino na teoria aprofundada do desvio produtivo do consumidor, que é a tese mundialmente pioneira no estudo dessa temática."

Clique aqui para ler a decisão1011745-25.2020.8.26.0562

(Por Tiago Angelo / Fonte: Conjur)


📚 Ver mais:

. Plataforma Completa de Modelos de Petições de Direito do Consumidor

. Aprenda como melhorar o conteúdo das suas postagens no Instagram

  • Sobre o autor💰 Direito do Consumidor de forma descomplicada.
  • Publicações146
  • Seguidores82
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações739
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fazer-cliente-perder-tempo-tentando-cancelar-plano-gera-danos-morais-diz-juiz/1191886767

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Deve ter sido parente do juiz, se fosse meu cliente o juiz iria falar que se tratava de mero aborrecimento que o homem médio é capaz de suportar.
AVATE BRASIL!!! continuar lendo

Eu to com problema com a operadora tim ja liguei varias vezes pra la e nao consigo resolver meu problemaiz um plano de 49.90 paguei 1 mes ou 2 ja veio comaumemto fui la na loja para reclamar voltou para 49.90 no proximo mes ja veio com aumemto outra vez dai liguei pra la quero canselar minha linha nao consigo continuar lendo